quinta-feira, 2 de maio de 2013

Hetohoky - o ritual de iniciação dos meninos Iny

Hetohoky (casa grande) é o ritual que marca a passagem de menino uladu para menino jyrè. Depois de iniciado, o jyrè poderá frequentar o Ijoina (pátio dos homens) e auxiliar nas tarefas masculinas, tais como: caça, pesca e manutenção da casa dos Ijasò (Aruanã, seres que pertencem a cosmologia Iny). A preparação do ritual leva em torno de um semestre. Durante este período, o Hyri (pajé) convida os Ijasò que participarão da festa e a aldeia agrada-os com comida e dança. No período de cheia, em torno do mês de março, o chefe cerimonial dá ordem para buscar o mastro Tòò e começa a preparação para a construção do Hetohoky (casa grande), que abrigará os jyrè, do Hetoriorè (casa pequena) e do Hererawo (corredor que liga as duas casas). Quando a arquitetura está concluída, a comunidade convida os worosy (espírito dos mortos) e os broturè (convidados que apoiarão os jyrè) da aldeia vizinha e, então, o chefe cerimonial guia os momentos da grande festa, na qual os participantes cantam, dançam, praticam disputas e lutas tradicionais até o amanhacer. No raiar do dia, os meninos são levados para dentro da Casa Grande onde irão ouvir conselhos, aprender tarefas e adquirir o conhecimento necessário para se tornar um verdadeiro homem Iny.




“Meu povo, eu estou fazendo a festa da
Casa Grande. Meu filho também está
participando, estou muito feliz, todos
temos que estar felizes. Devemos usar
nossa vestimenta tradicional. Não podemos
esquecer nossa cultura. É preciso
ensinar as histórias e as músicas tradicionais
para os nossos filhos, música
de aõni e ijasò. É isso que temos que
cantar. É isso que eu estou pedindo
para vocês. Vamos respeitar a cultura
Karajá. Não vamos desistir, não vamos
nunca esquecer o que é nosso.”

Sokrowè Karajá (Pajé da aldeia Hawalò, março 2010)
Worosy desfilam pela aldeia

Worosy desfilam pela aldeia

Worosy aguardam a chegada dos convidados da aldeia vizinha

Worosy cantam e dançam

Nenhum comentário:

Postar um comentário