terça-feira, 30 de abril de 2013

Mostra de Arte INY BEDEDYYNANA na Galeria de Arte do Memorial dos Povos Indígenas em Brasília.


Em comemoração ao dia do índio, no dia 19 de abril, inauguramos na Galeria de Arte do Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, a Mostra de Arte INY BEDEDYYNANA. A exposição apresenta exemplares da cultura material Karajá, com destaque especial para a arte figurativa das ceramistas da Aldeia Hawalò (TO), as famosas RITXOKO, recentemente tombadas como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na ocasião foi lançado o catálogo INY|Karajá – Bero Mahãdu (Povo do Rio), uma publicação trilíngue, Português, Inglês e Karajá, produzida pelo Museu do Índio, no âmbito do projeto Índio no Museu e do PRODOCLIN|KARAJÁ. A mostra de arte e o catálogo têm a curadoria da pesquisadora Chang Whan.

Mostra de Arte INY BEDEDYYNANA

Curadora Chang Whan, diretora substituta do Museu do Índio Arilza de Almeida e Secretário de Cultura Hamilton Pereira da Silva na galeria de arte do MPI 


Memorial dos Povos Indígenas

Como parte dos eventos da Semana do Índio, um grupo de dança Karajá, com 12 integrantes provenientes das aldeias Bàtõiry e Hawalò, veio a Brasília para cinco apresentações de danças, cantos e luta tradicional Iny, o que muito encantou o público do Memorial.   Duas caixas do catálogo (120 exemplares) foram entregues aos representantes das aldeias Hãwalò e Bàtõiry, configurando, com isso, o retorno de parte dos trabalhos realizados em parceria com as comunidades Karajá, no âmbito dos projetos PRODOCLIN|Karajá e Índio no Museu Iny|karajá.

Apresentação do grupo Karajá.
Apresentação do grupo Karajá
Iny mahãdu com crianças de escolas de Brasília.
Iny mahãdu com o catálogo Bero Mahãdu